Na noite dessa segunda-feira (18/04) a Fadire iniciou as comemorações do dia do Contabilista com uma palestra e em seguida com uma mesa redonda discutindo o atual momento político e econômico do país e o papel do contabilista nesse contexto, com a presença de aproximadamente 120 pessoas entre alunos e professores do curso de Ciências Contábeis.

O Diretor Acadêmico e, também, professor do curso de Ciências Contábeis, Expedito Tavares, deu início aos trabalhos citando os desafios que a faculdade vem enfrentado e vencendo, e sobre a melhoria contínua do ensino e aprendizagem.  Citou alguns dados de uma pesquisa acerca do mercado de trabalho na área de contabilidade. “A Fadire não enxerga a crise como algo negativo, mas sim como uma excelente oportunidade para que toda a comunidade acadêmica possa crescer”.

O professor Luis André e a professora Paula Gizelle, representante da Empresa Jr da Fadire e coordenadora da Semana do Empreendedor 2016, respectivamente, ressaltaram a importância de empreender e inovar em tempos de crise, temas que serão discutidos no evento que será realizado no início do mês de maio próximo.

O Professor e Coordenador do Curso – Teófilo Soares, destacou que ao longo de quase 12 anos de existência, o curso de Ciências Contábeis da Fadire tem crescido de modo satisfatório, e todos os anos são formados alunos extremamente capacitados para o mercado de trabalho, e estes sempre se destacam nos exames do CFC. Fechou dizendo que o profissional de contabilidade mesmo em tempos de crise é um dos 10 mais requisitados, segundo a revista exame.

A noite contou ainda, com a presença do presidente da Associação Santacruzense de Contabilistas – Ascont, Jacks Barros, e do vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Fábio Lopes, que citaram a força empreendedora da população de Santa Cruz do Capibaribe, que mesmo com toda a problemática da água sabe se reinventar. “Em Santa Cruz a crise chega por último e vai embora primeiro”, ressaltou o vice-presidente da CDL. Ainda sobre crise Fábio Melo citou que as empresas que entraram na crise menos endividadas conseguirão sair dela com mais facilidade.

A palestra principal da noite ficou a cargo dos professores Pedro Ruffo e Thyago Henriques, com o tema “Sobreviver ou Vencer a Crise”. Os dois professores falaram com muito bom humor e descontração sobre como enfrentar e vencer momentos de dificuldades que as empresas vêm passando atualmente.

O Prof. Thyago, que trabalha há vários anos na área de contabilidade pública, chamou a atenção para a importância da ética pessoal, “cada um deve saber o que é certo e errado, o que pode e o que não pode ser feito”, frisou ainda que tudo que vem fácil vai fácil, portanto todos devem ter a consciência de fazer o certo sempre.  Já o Prof. Pedro Ruffo, falou sobre o segredo da vitória, de se ter confiança em si mesmo e acerca da motivação.

Ao final os alunos e professores tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes e representantes das entidades de classe, que deram dicas sobre quais caminhos seguirem ao final do curso, e falaram das áreas que mais crescem dentro da contabilidade.

É a Fadire investindo cada vez mais para oferecer ensino de qualidade para a população de Santa Cruz do Capibaribe e região.