O segundo dia do Estilo Moda Pernambuco proporcionou ao público um breve resgate das memórias lúdicas. A Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire), uma das instituições que se dedicam à formação de mão de obra qualificada para o polo de confecções e incentiva o empreendedorismo na região, apresentou o desfile “A arte brincante”. O desfile contou com a breve participação da Miss Pernambuco 2016 Tallita Martins, do Mister Pernambuco Alexsandro Nascimento e da atriz e modelo Madelayne Cavalcanti.

As peças das coleções “Sorvete e princesa”, “Pipa no Céu” e “Circo” brincaram com elementos que remetem à infância, com cores alegres para transmitir a multiplicidade criativa da criança para a roupa usando a linguagem de moda. Dez alunos do 4° e 6° períodos do curso de Design de Moda da instituição foram responsáveis pelo desenvolvimento das coleções. A apresentação artística ficou por conta de Alan Muniz que, fantasiado de palhaço, narrou a entrada dos modelos da agência Danilo Nunes.

No dia mais acadêmico do EMP, o convidado da Fadire, professor Lupercio Luizines Cavalcanti Filho, apresentou uma breve evolução da moda de ateliê até a fast fashion, abordando os mitos, verdades e desafios para os profissionais da cadeia têxtil.

A programação do EMP segue até sexta-feira (16). Hoje (14), o público poderá conferir a partir das 16h a palestra “Vendas no Moda Center”, com o consultor Adão de Souza. A partir das 19h30, o escritor, poeta, empreendedor social e cultural, criador do projeto “Nação Nordestina” Bráulio Bessa apresenta a palestra “Um Jeito Arretado de Fazer Negócios”.

Na quinta-feira (15), o EMP começa às 16h, com a palestra “Não feche sua empresa nos próximos anos”. O tema será abordado por Jacks Barros, presidente da Associação Santa-cruzense de Contabilistas (Ascont) e Gilson Belarmino. À noite (19h), os participantes poderão assistir à palestra “Criatividade e tecnologia afinados para um novo mercado de moda. Como e quando o high tech se torna natural e como a tecnologia tem influenciado nas formas, cores e padrões de um novo design têxtil”, com o estilista Frederico Ferrera, da Frederico F. Brand, de São Paulo, convidado pelo Armazém da Criatividade (AC), do Porto Digital. A superintendente de empreendedorismo da unidade, Ana Roberta Souto, apresentará o AC, que possui estruturas especiais de suporte à inovação na área de design e moda. Dois projetos incubados no Armazém da Criatividade, o Vende Moda – um aplicativo que pode ser usado para venda de produtos de moda por meio de dispositivos móveis – e a Phytoplankton Estamparia Criativa (plataforma que oferece variedade, rotatividade e rapidez na entrega de estampas digitais exclusivas para confecções e fabricantes têxteis) serão apresentados. Em seguida, o empresário Arnaldo Xavier, diretor presidente da Rota do Mar, vai falar sobre os 20 anos de trajetória da empresa, uma das bem-sucedidas do polo de confecções pernambucano.

Já na sexta-feira (16), último dia do Estilo Moda Pernambuco, além de um corte de bolo para celebrar os 10 anos do Moda Center, haverá um grande show com o cantor Flávio José. A abertura será da Orquestra Sanfônica de Oito Baixos. O encerramento ficará a cargo da banda Plano Base.

Ao realizar o EMP, o Moda Center Santa Cruz espera contribuir para a qualificação de mão de obra do polo de confecções, o fortalecimento das marcas e dos produtos fabricados no Polo de Confecções de Pernambuco.

Confira mais fotos do desfile em nossa página do Facebook.

Reportagem: Blog Merece Destaque