A missão da FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL – FADIRE, na qual se inspira a sua denominação, é a promoção do desenvolvimento social e pessoal, bem como a integração da Região do Vale do Capibaribe nos contextos regional, nacional e global, através da oferta de um padrão de Educação Superior diferenciado e alinhado com as exigências futuras da nossa sociedade e do próprio processo de globalização pelo qual passam todos os setores do conhecimento no mundo.

A FADIRE entende POR DESENVOLVIMENTO: a melhoria global das condições econômicas, sociais, éticas , culturais e políticas;

POR INTEGRAÇÃO: o compartilhamento dessa melhoria entre os municípios, entre as comunidades, entre os grupos sociais da região não esquecendo o mundo do qual fazemos parte.

POR EDUCAÇÃO: direito fundamental do homem, possibilitando a sua conscientização de sujeito histórico e a aquisição de poder de orientação pessoa para a melhoria da condição social. Daí, como processo vinculado a várias condições e dimensões do homem, refira-se a formação da personalidade assim como o desenvolvimento das suas potencialidades inatas e adquiridas, sempre a partir da atuação de educadores de qualidade, com recurso à democratização do conhecimento e à vivência de valores pautados pela ética.

A FADIRE entende que as suas responsabilidades vão muito para além da sua contextualização regional. O mundo global obriga qualquer instituição do ensino superior à reconstrução do seu saber e ao seu alinhamento com horizontes mais vastos.

A FADIRE assume de igual forma aqui o seu papel no âmbito da educação global. A educação global é, para a A FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL (FADIRE) uma perspectiva educativa que decorre da constatação de que os povos contemporâneos vivem e interagem num mundo cada vez mais globalizado.

Este fato faz com que seja crucial dar aos aprendentes oportunidade e competências para reflectirem e partilharem os seus próprios pontos de vista e papeis numa sociedade global e interligada, bem como compreenderem e discutirem as relações complexas entre questões sociais, ecológicas, políticas e económicas que a todos dizem respeito, permitindo-lhes descobrir novas formas de pensar e de agir. Contudo, a educação global não deverá ser apresentada como uma perspectiva a aceitar universalmente de forma acrítica, pois são bem conhecidos os dilemas, tensões, dúvidas e diferenças de percepção presentes em qualquer processo de educação sempre que se lida com questões globais.

A educação global é uma educação capaz de abrir os olhos e as mentes das pessoas para as realidades do mundo, despertando-as para contribuírem para um mundo com mais justiça, equidade e direitos humanos para todos.

A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos Direitos do Homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos unidos para a manutenção da paz.

Se a educação global é o ensino que deve lidar com a finalidade da mudança de forma a praticar uma educação que não reproduza o sistema mas visione a transformação social e abra os olhos das pessoas , é evidente que a definição tradicional de conteúdo tem de ser substituída por uma nova perspectiva. Há que desenvolver uma nova atitude visionária, que encoraje os aprendentes a desenvolverem várias visões do que poderá ser um mundo mais inclusivo, na sua comunidade, noutras comunidades e no mundo como um todo.

A FADIRE integra hoje na sua rede instituições e personalidades de reconhecido prestígio internacional nas áreas da educação e da construção da cidadania que partilham com ela esta perspectiva educativa global.

A FADIRE vive um novo momento da sua história!

A todos aqueles que nos acompanharam até ao presente momento MUITO OBRIGADO e a todos aqueles que se juntarem a nós no futuro BEM VINDOS sejam!